As possibilidades são infinitas quando coordenamos o potencial de diferentes tecnologias, e esse é justamente o caso do Big Data e da Internet das Coisas!
Os avanços tecnológicos estão ganhando cada vez mais espaço na vida dos usuários, mas também no mundo dos negócios, da saúde e da indústria.
Uma das tecnologias mais promissoras é a Internet das Coisas (IoT), que permite a conexão de objetos físicos à Internet, otimizando assim seu funcionamento através da geração de dados.
Em um mundo que está sendo dominado por um volume gigantesco de dados, é necessária uma tratativa mais eficiente, assim como um maior espaço de armazenamento e análise desses dados. E esse é justamente o papel do Big data.
Big Data refere-se a um enorme conjunto de dados que nenhuma ferramenta convencional de gerenciamento de dados pode tratar. Big Data é, portanto, um conceito que permite o acesso a gigantescos bancos de dados em tempo real.
Ele tem três características principais:
A velocidade na qual a informação é processada
A variedade de informações armazenadas
O volume de informações listadas
Mas afinal, qual é o papel do Big Data na Internet das coisas?
O Big Data deve permitir a análise em tempo real dos dados gerados, otimizando o uso desta tecnologia, assim como o processamento e análise de dados, por meio de dispositivos IoT.
Para fazer isso, o Big Data procede em quatro etapas:
Coleta de dados gerados pelos dispositivos IoT seguindo os três princípios primários do Big Data: velocidade, volume e variedade;
Armazenamento de dados em arquivos dentro do banco de dados Big Data;
Análise de dados por sistemas analíticos complexos e eficientes;
A implementação de relatórios dos dados analisados.
O Big Data desempenhará um papel importantíssimo na eficiência do processamento de informações, e permitirá aos desenvolvedores de Internet das coisas, otimizar estas ferramentas para ampliar a perspectiva atual.
Esta interação poderá, assim, permitir o crescimento tecnológico em ambas as áreas simultaneamente, tornando as possibilidades infinitas!
Quer saber ainda mais sobre Big Data e IoT?
Acesse já o nosso site!