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Foto do escritorLaís E. Chaves

A Inteligência por trás dos ônibus de Curitiba (IoT)

A tecnologia por trás dos ônibus na capital Curitibana é um verdadeiro marco no que diz respeito a transporte público, tornando-se uma referência nacional no setor.
A tecnologia por trás dos ônibus na capital Curitibana é um verdadeiro marco no que diz respeito a transporte público, tornando-se uma referência nacional no setor.

A tecnologia por trás dos ônibus na capital Curitibana é um verdadeiro marco no que diz respeito a transporte público, tornando-se uma referência nacional no setor. Por meio da utilização de IoT (Internet das Coisas), é possível monitorar a frota de mais de 900 ônibus da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) em tempo real, otimizando rotas e resolvendo gargalos rapidamente. É possível dizer exatamente onde o ônibus está, com precisão e rapidez, otimizando e economizando recursos. A partir dessas informações é possível escolher qual é a melhor linha de ônibus para ir de um ponto da cidade a outro, pelo melhor percurso.


Tudo isso é graças ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Metrocard, associação que representa as empresas operadoras do transporte público da RMC. É por meio da tecnologia de IoT que o centro mantém uma complexa rede de informações e dados conectada a todos os terminais e estações-tubo da região.


Segundo Guilherme Zippin, coordenador da CCO, em entrevista cedida ao GazzConecta, este conceito tecnológico já está sendo utilizado inclusive para integrar outros modais ao sistema público de transporte, permitindo a sincronização de informações como horários, itinerários e compra de passagens através de uma plataforma digital que será disponibilizada aos passageiros.


Zippin ainda explica que, “O objetivo da Metrocard neste sentido, pensando no cliente, é oferecer informações precisas para o passageiro que quer sair do ponto A e ir para o B no menor tempo possível”, e que isso está cada vez mais próximo da nossa realidade.


Atualmente, a Associação Metrocard fornece através do website www.onibusmais.com.br e do aplicativo Cittamobi, informações sobre as linhas metropolitanas e horários para seus clientes. Além de monitorar toda a frota dos ônibus e fazer a gestão de toda essa operação, buscando oferecer o melhor serviço possível.


Todas as linhas de ônibus, itinerários e horários, assim como tempos de viagem e paradas são cuidadosamente parametrizados de acordo com as determinações impostas pelo Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), através de um sistema de ITS (Intelligent Transportation System).


A Internet das Coisas está presente em cada ônibus da frota assim como nas estações-tubo e terminais da região, permitindo o acompanhamento e a gestão em tempo real de todos os dados dessa operação, resultando em um sistema de transporte inovador e inteligente.


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