IoT industrial ou IIoT, é um termo muito utilizado atualmente, e se refere a dispositivos inteligentes que podem ser utilizados em fábricas, varejo, saúde e em diversas outras áreas para otimizar os processos. Esses dispositivos industriais, que podem ser sensores ou equipamentos, permitem às empresas realizar uma análise completa com base em dados detalhados e em tempo real. Esses dados fornecem insights valiosos sobre os processos, diminuindo os custos e aumentando a produtividade do negócio, além de contribuir para a tomada de decisões de forma mais eficiente.
O IoT industrial ou IIoT pode ser utilizado em diferentes áreas como:
⦁ Logística e transporte;
⦁ Manufatura;
⦁ Varejo;
⦁ Automobilístico;
⦁ Dentre outras.
Quais são os benefícios da Internet das Coisas para as organizações?
A Internet das coisas oferece vários benefícios para as organizações. Alguns benefícios são específicos para a indústria, e outros são aplicáveis em vários setores.
Alguns dos benefícios comuns da IoT permitem:
1. Monitorar seus processos comerciais em geral;
2. Melhorar a experiência do cliente;
3. Economizar tempo e dinheiro;
4. Aumentar a produtividade dos funcionários;
5. Integrar e adaptar os modelos de negócios;
6. Tomar melhores decisões comerciais;
7. Gerar mais receita;
8. A IoT encoraja as empresas a repensar a forma como abordam seus negócios e lhes dá as ferramentas para melhorar suas estratégias comerciais.
Geralmente, a IoT é mais presente em organizações como indústrias, logística e transporte, fazendo uso de sensores e outros dispositivos de IoT; no entanto, também pode ser utilizada em organizações dentro das áreas de agricultura, pecuária, infraestrutura e automação doméstica, levando algumas organizações à uma verdadeira transformação digital.
A Internet das coisas pode beneficiar os agricultores, facilitando seu trabalho. Os sensores podem coletar dados sobre chuva, umidade, temperatura e qualidade do solo, bem como outros fatores, que ajudariam a automatizar as técnicas agrícolas.
A capacidade de monitorar as operações ao redor da infraestrutura também é um fator com o qual a IoT pode ajudar. Os sensores, por exemplo, poderiam ser usados para monitorar eventos ou mudanças dentro de edifícios, pontes e outras infraestruturas. Isto traz uma série de benefícios, tais como redução de custos, economia de tempo, mudanças no fluxo de trabalho, melhoria na qualidade de vida e um fluxo de trabalho sem papelada.
Uma empresa de automação doméstica, por exemplo, pode utilizar o IoT para monitorar e manipular sistemas mecânicos e elétricos em um edifício. Em uma escala mais ampla, as cidades inteligentes podem inclusive, ajudar os cidadãos a reduzir o desperdício e o consumo de água e energia. A IoT toca todas as indústrias, incluindo as áreas de saúde, finanças, varejo e manufatura.
Quer saber mais sobre IoT e suas aplicações? Acesse já o nosso site:
Ou entre em contato conosco, estamos a disposição para atendê-lo(a)!
41 99923-6207 | 41 3538-2225
Comments