Há inúmeras aplicações da Internet das coisas, que atingem desde o varejo a empresas, até manufatura e indústrias (IIoT). As aplicações de IoT abrangem vários setores, incluindo o setor automotivo, de telecomunicações, energia, etc.
No segmento de varejo, por exemplo, as casas inteligentes que são equipadas com termostatos e eletrodomésticos inteligentes, dispositivos conectados de aquecimento, iluminação e eletrônicos, podem ser controlados remotamente através de computadores e smartphones.
Dispositivos com sensores e software inteligentes podem coletar e analisar dados, enviando mensagens para outras tecnologias sobre os usuários, com o objetivo de tornar a vida cotidiana mais fácil e confortável.
Os dispositivos também podem ser usados para segurança pública, por exemplo, melhorando os tempos de resposta dos socorristas durante emergências, fornecendo rotas otimizadas para um local ou rastreando os sinais vitais dos trabalhadores de construção ou bombeiros em locais de risco de vida.
Na área da saúde, a Internet das coisas oferece muitos benefícios, incluindo a capacidade de monitorar os pacientes mais de perto, utilizando a análise dos dados gerados. Os hospitais frequentemente usam os sistemas IoT para completar tarefas como o gerenciamento de inventário, tanto para produtos farmacêuticos quanto para instrumentos médicos.
Em uma cidade inteligente, os sensores e implantações IoT, tais como iluminação pública e medidores inteligentes, podem ajudar a aliviar o tráfego, conservar energia, monitorar e tratar de preocupações ambientais, além de melhorar o saneamento.
Edifícios inteligentes podem, por exemplo, reduzir os custos de energia usando sensores que detectam quantos ocupantes estão em uma sala. A temperatura pode se ajustar automaticamente, ligando o ar condicionado se os sensores detectarem que uma sala de conferência está cheia ou desligando o aquecimento se todos no escritório tiverem ido para casa.
Na agricultura, os sistemas agrícolas inteligentes baseados em IoT podem ajudar a monitorar, por exemplo, a luz, a temperatura e umidade do solo dos campos de cultivo usando sensores conectados. A Internet das coisas também é indispensável na automatização dos sistemas de irrigação.
Quais são alguns exemplos de dispositivos de IoT?
Há muitas maneiras pelas quais veículos, como carros, podem ser conectados à Internet. Pode ser por meio de câmeras automotivas inteligentes, sistemas de informações e entretenimento ou até mesmo do gateway conectado do veículo. Eles coletam dados do acelerador, dos freios, do velocímetro, do hodômetro, das rodas e dos tanques de combustível para monitorar a performance do condutor e a integridade do veículo.
Os carros conectados têm uma série de usos como:
Monitorar frotas de carros de aluguel para aumentar a eficiência do combustível e reduzir custos;
Ajudar os pais a monitorar o comportamento de condução de seus filhos;
Notificar amigos e familiares automaticamente em caso de acidente do veículo;
Prever e prevenir as necessidades de manutenção do veículo.
Os dispositivos domésticos inteligentes concentram-se principalmente em melhorar a eficiência e a segurança da casa, além de melhorar as redes domésticas. Dispositivos como tomadas inteligentes monitoram o uso de eletricidade e termostatos inteligentes fornecem melhor controle de temperatura. Sistemas de segurança doméstica, como fechaduras, câmeras de segurança e detectores de vazamento de água, podem detectar e prevenir ameaças e enviar alertas aos proprietários.
Os dispositivos conectados para casas podem ser usados para:
Desativar automaticamente os dispositivos que não estão sendo usados;
Gerenciamento e manutenção de imóveis alugados;
Encontrar itens perdidos, como chaves ou carteiras;
Automatizar tarefas diárias como aspirar, fazer café, etc.
As aplicações de IoT tornaram o planejamento urbano e a manutenção de infraestrutura mais eficientes. Os governos estão usando aplicações IoT para resolver problemas de infraestrutura, saúde e meio ambiente.
As aplicações de IoT podem ser usadas para:
Medir a qualidade do ar e os níveis de radiação;
Reduzir contas de energia com sistemas de iluminação inteligentes;
Detectar necessidades de manutenção para infraestruturas críticas, como ruas, pontes e dutos;
Aumentar lucros por meio do gerenciamento eficiente de estacionamentos;
Edifícios inteligentes.
Edifícios como campi universitários e edifícios comerciais também usam aplicações IoT para aumentar a eficiência operacional.
Os dispositivos IoT podem ser usados em edifícios inteligentes para:
Reduzir o consumo de energia;
Reduzir custos de manutenção;
Utilizar espaços de trabalho de forma mais eficiente.